MAÍRA COLARES tem uma carreira consolidada e reconhecida nacional e internacionalmente. É assistente social, mestre em administração pública e especialista em gestão pública pela Fundação João Pinheiro (MG). Participou de intercâmbio internacional em Direito na Universidade de Coimbra em Portugal (2022/23) e é graduanda em Direito na PUC-Minas.
Apresentou experiências exitosas de projetos e políticas públicas sob a sua coordenação em Malmö (Suécia), Montpellier (França), Tel Aviv (Israel) e Joanesburgo (África do Sul). Teve experiência vencedora no Prêmio Pacto de Milão (2018) e no concurso nacional de inovação no setor público da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/2020) pela política emergencial de atendimento à população vulnerável durante a pandemia da COVID-19.
Atua há 16 anos como gestora, pesquisadora, docente e consultora. É sênior fellow em Sistemas Alimentares Sustentáveis na organização internacional ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Atua como pesquisadora convidada no Grupo de Pesquisa em políticas de Saúde e Proteção Social do Instituto Renê Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Minas).
Quando Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte (2017-2022), coordenou localmente as políticas do Sistema Único da Assistência Social (Suas), do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDE).
Liderou, na capital mineira, a agenda local de inovação alinhada à agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas, às diretrizes de sistemas nacionais e internacionais, como do Pacto de Milão. Belo Horizonte foi eleita duas vezes representante da América do Sul no Comitê Diretivo da Rede Internacional Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana e cidade mentora na primeira edição do Laboratório Urbano de Políticas Alimentares (LUPPA). Recebeu o “Selo MigraCidades 2021: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil”, emitido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Antes disso, atuou como Superintendente de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (2015-2016), docente em cursos de graduação e pós-graduação (2013-2018), assessora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas (2007-2011) e gestora do Cadastro Único para Programas Sociais e do Programa Bolsa Família em Montes Claros (2006-2007).